1. Instale e teste a aplicação e-SEGURNET no seu smartphone
A app pode ser instalada a qualquer momento em que tenha acesso à internet. No entanto é recomendado que instale a aplicação previamente para que, em caso de acidente, já tenha, desde logo, alguns dos campos preenchidos e seja possível agilizar o processo de participação do sinistro.
A app é gratuita e está disponível em Ios, Android e Windows Phone e para isso basta aceder através do seu smartphone à App Store, Google play ou Windows Store. Pesquise por e-SEGURNET e descarregue a aplicação para o seu smartphone. Aceda ao registo da aplicação e-SEGURNET.
Com a aplicação instalada no seu telefone, registe-se - selecionando a opção “Registe-se”- e crie uma conta com os seus dados e dos veículos que lhe estão associados.
2. Em caso de acidente, preencha a Declaração
Se já tiver a aplicação instalada e previamente configurada basta fazer o login com os seus dados de registo e selecionar a opção “Nova Participação”. A participação deve ser submetida apenas uma vez e num dos smartphones dos intervenientes.
Agilize a partilha de dados: pode ainda partilhar os seus dados ou receber os dados dos intervenientes do acidente através de QR Code. Saiba mais aqui.
Irá aparecer um ecrã com perguntas obrigatórias que permitem dar contexto ao acidente (local do acidente, feridos, entre outras) e dar continuidade ao processo.
Preencha os seguintes campos pedidos pela aplicação:
- Data e local do acidente;
- Dados do veículo A (tomador do seguro, veículo, apólice de seguro, condutor, danos ocorridos, circunstâncias específicas, observações)
- Dados relativos ao veículo B (se aplicável);
- Esquema do acidente: onde pode representar (recorrendo a figuras disponíveis na app) a situação na estrada, vias, sinais veículos e outros elementos que recriem a ocorrência visualmente
- Outros dados: onde é possível adicionar fotografias do acidente, bem como preencher informações adicionais sobre testemunhas, caso existam.
- Mais veículos: outros veículos envolvidos (3 ou mais e se aplicável)
3. Assine a declaração e envie para a seguradora
No final do preenchimento dos campos obrigatórios é-lhe apresentado um resumo da participação do acidente. Depois de confirmar todos os campos e conferir a validade dos dados preenchidos, deve submeter essa informação à sua seguradora.
De seguida, ser-lhe-á enviado uma mensagem para o smartphone registado na sua conta e-SEGURNET (SMS) com um código de assinatura.
Recebido o código, deve aceder à página inicial da aplicação e selecionar “Assinatura”. Insira o código recebido.
Todos os intervenientes no acidente recebem o código nos seus telemóveis, que devem constar e ser registados no smartphone que estiver a ser utilizado para participar o acidente automóvel.
Nota: Tem um tempo limite de 2 horas para fazer constar na participação a assinatura de todos os envolvidos no acidente.
A participação será enviada para todas as seguradoras dos elementos envolvidos no acidente. Posteriormente todos os intervenientes receberão uma mensagem (SMS) com o resumo da participação de sinistro e, posteriormente, a respetiva participação via email em formato PDF.
Nota: Enviada a Declaração Digital, deve obter informações sobre o estado do processo junto da sua Allianz.
Aceda ao website da e-SEGURNET onde está disponível um vídeo de demonstração, para que possa compreender melhor todo o processo.
Aceda ao registo da aplicação aqui.
Lembre-se que o seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório por lei para qualquer veículo em circulação. Procure um seguro automóvel adequado às suas necessidades e disponibilidade financeira, porque os imprevistos acontecem e poderá ter de recorrer a proteção extra em caso de acidente.
Na Allianz disponibilizamos 4 coberturas automóvel, onde pode optar por soluções simples de proteção contra terceiros ou soluções completas de danos próprios. Conheça as vantagens do Allianz Auto.
Preenchimento da Participação do sinistro através de QR Code
A e-SEGURNET tem a funcionalidade de gerar um QR Code que permite partilhar – para o dispositivo onde está a ser preenchida a Declaração Amigável - a informação pré-preenchida dos outros intervenientes e seus veículos, caso estes utilizem a app.
Como funciona na prática?
Imagine que o acidente ocorre entre si e outro interveniente e é através do seu smartphone que será enviada a participação do sinistro. O outro interveniente pode transferir os dados já preenchidos na sua aplicação para o seu telefone, ficando os campos do veículo B e tomador do seguro, bem como companhia de seguros, automaticamente preenchidos.