Perguntas Frequentes (FAQ)

Área de Cliente

A utilização das áreas privadas - eCliente e app myAllianz, visa permitir ao Cliente o acesso a um conjunto de serviços e funcionalidades relacionados com os seus contratos de seguro.

Para que possa aceder à sua área de cliente tem de ter, pelo menos, um contrato de seguro em vigor e ter anteriormente registado pelo menos um e-mail ou número de telemóvel junto da Allianz Portugal.

Ao efetuar o registo na sua área de cliente, será emitido um código de validação para o meio de contacto que  indicar - telefone ou e-mail -  e que servirá para confirmar a autenticidade do pedido. De seguida, deve definir e confirmar uma palavra-passe com as condições de segurança exigidas. A palavra-passe de acesso à área de cliente é pessoal e intransmissível, não a podendo ceder a terceiros para sua segurança.

A área eCliente é uma área pessoal online onde pode:

  • Consultar e gerir a sua carteira de seguros
  • Consultar as suas apólices: recibos, condições contratuais e outros dados
  • Participar Sinistros e acompanhar o seu estado
  • Consultar e anexar documentação
  • Realizar entregas extraordinárias em produtos financeiros ou acompanhar a evolução do seu investimento
  • Alterar alguns dos seus dados pessoais
  • Gerir o seu plano de saúde: pedir reembolso, consultar cobertura por capitais e plafond utilizado

Consulte mais informações sobre a área eCliente aqui

Com a app myAllianz pode:

  • Consultar informação e documentação dos seus seguros
  • Participar ou consultar o estado do seu sinistro
  • Solicitar assistência ou chamar um reboque
  • Contactar o seu mediador ou a Allianz a qualquer momento
  • Localizar serviços como redes médicas e oficinas
  • Descobrir as últimas novidades e novos produtos Allianz

    A app myAllianz está disponível na App Store (iOS) e Play Store Android). Descarregue-a aqui ou atualize a sua versão no seu smartphone 

Contactos úteis

Contacte-nos via email em info@allianz.pt

Nota: Por favor indique sempre o motivo do contacto, o número da apólice do seguro ou, se for o caso, o sinistro em causa. 

Temos uma equipa de atendimento disponível de 2ª a 6ª feira (8h30-19h00). Contacte-nos através do número 213 108 300 (custo de chamada para rede fixa nacional).

A área eCliente é uma área pessoal online onde pode:

  • Consultar e gerir a sua carteira de seguros
  • Consultar as suas apólices: recibos, condições contratuais e outros dados
  • Participar Sinistros e acompanhar o seu estado
  • Consultar e anexar documentação
  • Realizar entregas extraordinárias em produtos financeiros ou acompanhar a evolução do seu investimento
  • Alterar alguns dos seus dados pessoais
  • Gerir o seu plano de saúde: pedir reembolso, consultar cobertura por capitais e plafond utilizado

Consulte mais informações sobre a área eCliente aqui

Com a app myAllianz pode:

  • Consultar informação e documentação dos seus seguros
  • Participar ou consultar o estado do seu sinistro
  • Solicitar assistência ou chamar um reboque
  • Contactar o seu mediador ou a Allianz a qualquer momento
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Adira à Documentação Digital e passe a receber a sua documentação contratual e informação Allianz no email e telefone. Saiba como aderir em Documentação Digital
Encontre o seu agente mais próximo usando o nosso mapa de pesquisa. Seja para contratar um dos nossos seguros, esclarecer dúvidas, ou para ajudar num processo de sinistro, os mediadores Allianz estão sempre disponíveis para si. Procurar Mediador
Deixe um contacto telefónico e o seu código postal. Vamos solicitar que um agente Allianz entre em contacto consigo. Preencher o formulário de contacto

Como contratar um seguro com a Allianz

O Allianz Saúde oferece-lhe múltiplas vantagens: serviços médicos online, redes com profissionais médicos disponíveis em todo o país e de todas as especialidades, acesso a uma rede Bem-Estar com descontos, consultas ao domicílio, e muito mais. Consulte as coberturas e simule o seu seguro na nossa página em Allianz Saúde ou contacte um Mediador Allianz  .
O Allianz Auto oferece-lhe um serviço de assistência 24h, 7 dias por semana, uma rede de oficinas especializadas, vários descontos em serviços de manutenção do veículo ou em aluguer de viaturas, entre outras vantagens. Saiba mais em Allianz Auto ou contacte um mediador Allianz.
O Allianz Casa é o seguro habitação que protege o seu lar e os seus bens com múltiplas vantagens: assistência 24h, serviços médicos online, assistência informática, reparação de eletrodomésticos, e muito mais. Consulte as coberturas e simule o seu seguro na nossa página em Allianz Casa  ou contacte um mediador Allianz.
O Allianz Vida é o seguro para si e para a sua família que lhe oferece acesso a descontos e vantagens para melhorar a sua saúde e o seu bem-estar, diferentes modalidades de pagamento e proteção em caso de morte ou acidente.  Consulte as coberturas e simule o seu seguro na nossa página em Allianz Vida ou contacte um mediador Allianz
O Allianz Acidentes de Trabalho é um seguro destinado a empresas, trabalhadores independentes ou empresários em nome individual. Se é uma empresa garanta a obrigatoriedade legal com os seus colaboradores. Se é um empresário ou trabalhador independente tenha acesso a uma rede médica especializada (em caso de acidente), garantias adicionais em caso de viagens ao estrangeiro ou um plano de coberturas 24h por dia. Consulte as coberturas e simule o seu seguro na nossa página em Allianz Acidentes de Trabalho ou contacte um mediador Allianz
Na Allianz temos um leque diversificado de soluções para o(a) proteger a si, à sua família, ao seu negócio e colaboradores e aos seus bens. Consulte todas as nossas soluções em Allianz Seguros ou contacte um mediador Allianz
Encontre o mediador Allianz mais próximo de si  aqui

Saiba como fazer a gestão do seu contrato de seguro

Na sua área pessoal eCliente pode consultar as informações ou documentação associada a cada um dos produtos contratados. Aceda à área eCliente aqui.  Para o esclarecimentos sobre o seu contrato sugerimos que contacte sempre o seu mediador. Encontre o seu mediador
ou, se preferir ser contactado Preencha o formulário de contacto.Temos ainda uma série de contactos úteis à sua disposição aqui
Pode consultar os detalhes da sua apólice na sua área pessoal eCliente. Para além disso, reforçamos que a Allianz Portugal promove a proximidade entre os seus clientes e os mediadores. O seu mediador encontra-se à sua disposição para dar todo o apoio necessário sobre o seu contrato. Assim, convidamo-lo(a) a contactar o seu mediador Allianz. Encontre um mediador Allianz
Aceda à sua área privada no eCliente (clique aqui), seleccione a apólice pretendida e faça download do último recibo liquidado ou da documentação associada ao seu contrato de seguro.  Pode ainda, em alternativa, contactar o seu mediador Allianz.

No eCliente pode fazer a gestão do seu seguro Allianz Saúde. Aceda à opção O Meu Plano de Saúde na sua área privada eCliente.

Todos os clientes Allianz Saúde podem consultar os capitais das coberturas, copagamentos, franquias, % de reembolso e plafond disponível, por cobertura. Aceda ao eCliente e selecione a opção "Gerir o meu contrato de saúde"

Pedidos de Documentação

Aceda à sua área privada no eCliente (clique aqui), seleccione a apólice pretendida e faça download das condições. Em alternativa pode solicitar uma cópia das condições da sua apólice ao seu mediador Allianz. 

Para aceder à sua declaração de IRS poderá fazê-lo através dos seguintes meios:

  • Contactando o seu Mediador
  • Via Apoio ao Cliente em 213 108 300 (custo de chamada para rede fixa nacional), nos dias úteis das 8h30 às 19h00
  • Via email com envio de pedido para info@allianz.pt, indentificando o Tomador do Seguro, o número da apólice e identificando no assunto do email "Declaração IRS".
Aceda à área privada no seu eCliente (clique aqui), seleccione a apólice pretendida. Descarregue a Carta Verde e imprima-a. Em alternativa, solicite a 2ª via da carta verde ao seu mediador Allianz. Relembramos que a Carta Verde é um documento que deve estar sempre na sua posse. 

Para aceder à declaração do seguro, poderá fazê-lo através dos seguintes meios:

  • Contactando o seu Mediador
  • Via Apoio ao Cliente em 213 108 300 (custo de chamada para rede fixa nacional), nos dias úteis das 8h30 às 19h00
  • Via email com envio de pedido para info@allianz.pt, colocando no assunto do email "Declaração de Seguro - APÓLICE (nº de apólice no formato XXXXXXXXX). Exemplo: Declaração de Seguro - APÓLICE 123456789. No teor do email deve indicar o NIF e nome do Tomador do Seguro e qual a finalidade da declaração pretendida (caso pretenda aceder à declaração de seguro de mais do que uma apólice, deve enviar um pedido por cada apólice).
Poderá fazer a gestão das suas folhas de férias na sua área pessoal eCliente seleccionando a apólice de Acidentes de Trabalho. Após seleccionada a apólice escolha a opção "Gestão de Folhas de Férias". Na aplicação preencha o campo do ano em que pretende enviar a folha de férias. De seguida faça o carregamento do ficheiro (formato .eur). Após carregamento os campos em branco serão automaticamente preenchidos. Para finalizar o processo, clique na opção "enviar" e "ok". 

Alterações ao seu contrato de seguro

Sim, é muito importante manter toda a sua informação de cliente atualizada. Se mudou de morada, email ou telefone, deve comunicar-nos esta alteração com a maior brevidade possível.  

Só deste modo conseguimos garantir a correta receção de todas as comunicações Allianz Portugal e podemos comunicar consigo. 

Pode atualizar esta informação através do seu mediador ou da sua área pessoal eCliente aqui

Pode alterar a sua morada através do seu mediador Allianz.

Em alternativa, pode enviar o seu pedido de alteração de morada para o email info@allianz.pt onde deve:

  • Identificar-se como cliente Allianz através do NIF
  • Indicar nova morada do tomador do seguro
  • Anexar um pedido de alteração de morada por escrito, assinado pelo tomador de seguro
  • Identificar no assunto do email "Alteração de morada"

Poderá alterar o seu endereço de email e número de telefone através da sua área privada eCliente (clique aqui) ou através de um mediador Allianz.

Em alternativa, poderá enviar o seu pedido de alteração de telefone ou email para info@allianz.pt onde deve:

  • Identificar-se como cliente Allianz através do NIF
  • Indicar os novos contactos (telefone ou email) 
  • Anexar um pedido de alteração de contactos por escrito, assinado pelo tomador de seguro
  • Identificar no assunto do email "Alteração de contactos"

A Allianz Portugal promove a proximidade entre os seus clientes e mediadores. O seu mediador encontra-se à sua disposição para dar todo o apoio necessário e esclarecer qualquer dúvida ou alterações ao seu contrato. Para realizar alterações ao seu contrato solicitamos que contacte diretamente o seu mediador Allianz (encontre o seu Mediador aqui).

Em alternativa, poderá enviar o seu pedido para o email info@allianz.pt onde deve:

  • Colocar o nº da sua apólice antecedido de um "P", no campo do email referente a "assunto" (exemplo: P-XXXXXX)
  • Indicar a alteração pretendida
  • Anexar um pedido por escrito, assinado pelo tomador de seguro
  • Identificar no assunto do email "Alterações ao contrato de seguro"

Anulação do seu contrato de seguro

A Allianz Portugal promove a proximidade entre os seus clientes e mediadores. O seu mediador encontra-se à sua disposição para dar todo o apoio necessário e esclarecer qualquer dúvida ou alterações ao seu contrato. Para realizar alterações ao  seu contrato, solicitamos que contacte diretamente o seu mediador Allianz (encontre o seu Mediador aqui).

Em alternativa, poderá enviar o seu pedido para o email info@allianz.pt onde deve:

  • Colocar no assunto do email "Anulação do Seguro - APÓLICE (nº de apólice no formato XXXXXXXXX). Exemplo: Anulação do Seguro - APÓLICE 123456789
  • Caso pretenda anular mais do que uma apólice, deve enviar um email por cada apólice a anular
  • No teor do email deve mencionar que pretende a anulação da apólice nº XXXXXXXXX, indicar a data efeito pretendida e o motivo de anulação
  • Anexar um pedido por escrito, assinado pelo Tomador do Seguro

Deve ainda ter em conta as seguintes Regras para anulação do Contrato de Seguro

Antes da data de renovação do Contrato de Seguro

Através de um pedido por escrito e assinado pelo Tomador do Seguro, com pré-aviso de 30 dias à data de vencimento/renovação da apólice, conforme previsto no Decreto-Lei nº 72/2008.

Após data de renovação do Contrato de Seguro

Através de um pedido escrito e assinado pelo Tomador do Seguro, com um comprovativo de justa causa.

Exemplos de justa causa: 

  • Venda do objeto seguro (juntando cópia da declaração de venda)
  • Abate do veículo (juntando cópia do comprovativo de abate)
  • Falecimento do tomador (deverá juntar cópia da declaração de óbito, declaração de encerramento da atividade, ou outros documentos obrigatórios de acordo com o seguro contratado)
  • Cessação de atividade
  • Morte da pessoa segura
  • Alteração da sua residência para o estrangeiro
  • Pagamento do Empréstimo associado ao seguro 

Como participar um sinistro ou pedir um reembolso

Em caso de sinistro deve participar à Allianz (por escrito ou meio de suporte digital), num prazo nunca superior a 8 dias a contar da ocorrência ou do dia que tenha conhecimento da mesma, fornecendo toda as indicações e provas documentais ou testemunhais relevantes para a determinação de responsabilidades.

Participar um Sinistro Automóvel

Pode participar um sinistro automóvel através da plataforma e-Segurnet, via eCliente, por email ou através do seu mediador Allianz. Consulte mais informações sobre como participar um sinistro automóvel aqui.

Participar um Sinistro Casa

Pode participar um sinistro em casa via eCliente, por email ou através do seu mediador Allianz. Consulte mais informações sobre como participar um sinistro casa aqui

Participar um Acidente de Trabalho (empresas e trabalhadores por conta própria)

        -10 trabalhadores: para empresas com menos de 10 trabalhadores deve realizar o registo na área pessoal eCliente e após acesso, selecionar o seu contrato e clicar na opção disponível "Abertura de Sinistros". Saiba mais informações  aqui

        +10 trabalhadores: para empresas com mais de 10 trabalhadores, de acordo com o Decreto-Lei 106/2017, a participação eletrónica de sinistros de Acidentes de Trabalho é obrigatória. Consulte as nossas recomendações aqui

Para trabalhadores independentes, serviços domésticos e micro-empresas, a participação de sinistros eletrónica está também disponível via eCliente. No entanto, pode optar pelo preenchimento do formulário de participação de sinistro em papel.

Participar outros sinistros

Por favor consulte a página Participar outros Sinistros para saber como deve proceder em caso de sinistro.

Pode submeter as suas despesas médicas fora da rede Allianz através da sua área privada no eCliente (clique aqui) ou via email. Para consultar mais informações sobre este tópico, por favor consulte a página Pedido de Reembolso

Tempo de Tratamento e Resposta ao Cliente

O compromisso com os nossos clientes é a nossa prioridade.

Caso tenhamos disponível toda a informação necessária, o seu pedido será tratado no prazo estimado de: 

  • até 48 horas úteis, no caso de Alterações ou Anulações sobre o seu contrato.;
  • até 24 horas úteis, para pedidos de documentação ou declarações. 

Não encontra o que procura? Por favor envie-nos um email para info@allianz.pt com sugestões de melhoria a constarem nesta página.